Entre em contato com um de nossos especialistas!

Conheça as principais doenças do envelhecimento e como diminuir o impacto delas na terceira idade

O envelhecimento é um processo normal dentro do ciclo de vida. É fato inexorável inerente a espécia humana e se caracteriza pelo declínio das funções orgânicas, que se manifestam através das doenças do envelhecimento e doenças de idosos.

Entretanto é importantíssimo saber distinguir quais são doenças causadas pelo envelhecimento propriamente dito daquelas provocadas por maus hábitos durante a vida e que não necessariamente estamos fadados a ter.

blog.acquaville.com.br

Manter-se ativo(a) física e mentalmente é crucial para ter uma boa qualidade de vida na terceira idade e ficar mais distantes das doenças e das doenças de idosos.

Listamos abaixo as principais doenças causadas pelo envelhecimento e o que você pode fazer para aumentar qualidade de vida na terceira idade.

Veja abaixo as principais doenças do envelhecimento e doenças de idosos:

Catarata

A catarata é uma das doenças de idosos que atinge um componente do olho, chamado cristalino. O cristalino é uma lente natural, que com o passar dos anos, torna-se menos transparente, muito comum em doenças do envelhecimento.

Essa opacidade do cristalino prejudica a visão, porém é tratável com procedimento cirúrgico, substituindo-se o cristalino por uma lente artificial. Além de ser uma das doenças causadas pelo envelhecimento, também são causas o uso de corticoides, a exposição prolongada ao sol, traumas oculares, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Perda da audição

A perda da audição neurossensorial é a mais comum das doenças de idosos e das doenças. Dentre as várias possibilidades de deficiência auditiva, a neurossensorial é mais comumente associada a doenças de idosos, pelo desgaste e morte das células sensoriais.

Pode ser causada também por infecções virais, labirintite, danos nos nervos auditivos, ruídos, uso de alguns medicamentos ou a correlação com doenças e doenças de idosos, como diabetes e hipertensão.

Depressão

A depressão é uma doença mental que, segundo estatísticas, atingem 15% dos idosos que vivem com suas famílias e estão inseridos na comunidade, 30% daqueles que estão institucionalizados e até 50% daqueles que estão hospitalizados por problemas de saúde. Pela sua alta incidência em idosos pode ser também considerada uma das doenças do envelhecimento.

Hipertensão arterial

Hipertensão arterial é um das doenças, também conhecida popularmente como pressão alta, embora possa atingir pessoas de qualquer idade, sexo e etnia, a estatística demonstra que a incidência de hipertensão aumenta com a idade, e portanto pode ser considerada uma das doenças de idosos.

Aos 20 anos, 20% tem o problema. Aos 80 anos, praticamente 80% das pessoas apresentam hipertensão, sendo então uma das principais doenças.

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o sistema circulatório, e incluem patologias que envolvem o coração e os vasos sanguíneos (veias, artérias e vasos capilares).

Na maioria das vezes, as doenças cardiovasculares são causadas por aterosclerose, ou seja, depósitos de cálcio e gordura nas paredes das artérias, dificultando ou mesmo impedindo a circulação. do sangue para os órgãos. Outra razão pela qual as doenças cardiovasculares podem ser consideradas doenças do envelhecimento é devido à presença de fatores de risco nos idosos, como hipertensão, diabetes e sedentarismo por exemplo.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença caracterizada pela elevada perda de massa óssea.

É mais prevalente em pessoas do sexo feminino e bastante comum em idosos. Pode ser considerada uma das doenças do envelhecimento, porém é muito mais causada pelos maus hábitos durante a infância e/ou vida adulta, seja por alimentação deficiente, pouco exercício físico ou ambos.

Diabetes Mellitus

O Diabetes Mellitus (DM) pode também ser considerada uma das doenças do envelhecimento mais comuns, aliás, uma das doenças de idosos de alta incidência, e pode ser desencadeada por vários fatores.

Uma das doenças que acontecem devido ao excesso de glicose na corrente sanguínea em decorrência de alguma alteração na secreção ou mecanismo fisiológico do hormônio insulina.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes “Muitas pessoas com mais de 60 anos são sedentárias. Problemas de visão, osteoarticulares, depressão, ou simplesmente insegurança, contribuem para que os idosos se movimentem menos”. Este tipo de comportamento precisa ser modificado a fim de mudar as incidências de doenças do envelhecimento.

Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer, quase sempre associada a doenças do envelhecimento é uma das mais severas doenças de idosos, é um tipo de demência caracterizada pela perda progressiva da função mental.

Sua incidência em pessoas com idade abaixo de 65 anos é quase inexistente, porquanto a doença pode ser associada a doenças do envelhecimento.

Mantenha a atenção à prevenção e tratamento das doenças do envelhecimento e tenha qualidade de vida na terceira idade

Em comum, o tratamento na maioria dos casos envolve uma melhor nutrição e prática de atividade física, além, é claro, de uma atitude positiva em relação à vida.

O conhecimento das mudanças do corpo à medida que idade avança, e acompanhamento especializado são sempre benéficos a quem quer evitar as doenças do envelhecimento. A população em geral está vivendo mais, porém evitar as doenças de idosos é muito importante para a qualidade de vida na terceira idade.

Como sugestões para minimizar as doenças do envelhecimento e doenças de idosos recomenda-se a prática de exercícios físicos, que podem ser:

  • Caminhada contra doenças do envelhecimento ;
  • Natação e hidroginástica contra doenças de idosos;
  • Musculação contra doenças de idosos ;
  • Dança contra doenças causadas pelo envelhecimento;
  • Alongamento para evitar doenças causadas pelo envelhecimento.

Orientações médicas e de profissionais de Educação física são essenciais para a escolha de uma atividade física apropriada ao idoso, sempre levando em conta também os gostos e aptidões de quem efetivamente fará o exercício e que busca pela prevenção das doenças de idosos e doenças.

Em resumo, ficar atento aos fatores de risco que predispõem ao agravamento das doenças do envelhecimento e doenças de idosos é ótima pedida para aqueles que desejarem ter uma boa qualidade de vida na terceira idade.

Mantenha-se saudável

Agora que você já sabe como conquistar uma melhor qualidade de vida e evitar as doenças do envelhecimento e doenças de idosos, que tal procurar um lugar para praticar a hidroginástica para idosos? Conheça a Acqua Ville a academia especializada na terceira idade.



  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende