Entre em contato com um de nossos especialistas!

Academia de natação: Desvendando todos os benefícios por trás dessa atividade

Data de Publicação: 2021-05-14 19:09:40

Escrito por: Eddie King

Academia de natação pode ser um desafio, ainda mais se você nunca praticou tal esporte e não entende quais são seus benefícios e condições. Por isso, nós da Acqua Ville separamos neste conteúdo exclusivo um manual completo para você.

Antes de qualquer coisa, é necessário considerar os benefícios que uma academia de natação pode trazer para a sua vida. 

Dito isso, o segundo passo é verificar sua estrutura academia, a qualificação dos professores e as condições da piscina em que se vai praticar a atividade.

Nós da Acqua Ville, atuamos com excelência na região de São Paulo e com base em nossa vasta experiência, hoje vamos falar dos principais pontos a se observar na hora de escolher uma academia de natação em sp.

Além do mais, citaremos todos os benefícios desse esporte, então se ficou interessado em saber mais, continue com o artigo e descubra tudo sobre aula de natação para bebe, criança e adulto.

  • Benefícios da academia de natação;
  • Principais dicas para iniciantes de natação;
  • Comece a nadar hoje mesmo.

Benefícios da academia de natação

Como dito anteriormente, aqui você desvendará tudo por de trás da natação e os benefícios que uma academia traz a sua saúde.

Portanto, separamos 4 principais benefícios, dentre diversos, que uma academia de natação proporciona a você ou aos seus filhos.

Vale ressaltar que este é um esporte que não tem idade, ou seja, pode-se dar aula de natação para bebê, aula de natação para adultos e para idosos.

Por isso, sempre verifique a faixa etária que a academia de natação sp zona norte atende e se for para seus filhos, se é uma escola de natação infantil, assim como a Acqua Ville.

Ajuda na memória e na concentração

Você sabia que escolher praticar natação vai muito além de desejar um bom preparo físico. 

É visível que a praticar esportes com frequência também melhora a sua atividade cerebral, além de contribuir muito para a memória e a concentração de quem o pratica.

Portanto, praticar a natação regularmente em uma academia de natação especializada, irá  aumentar sua produção e liberação de serotonina além de também disponibilizar mais endorfina pelo corpo.

Portanto, ao participar de uma academia de natação você consequentemente acaba melhorando a produtividade no trabalho, nos estudos e nas tarefas comuns do dia a dia, pois terá mais disposição para cumpri-las.

Por fim, essa atividade aeróbica também aumenta a oxigenação do corpo, e têm grande função no cérebro, proporcionando uma maior atividade intelectual ajudando assim a potencializar melhor seu o raciocínio.

Auxilia o desenvolvimento da musculatura

Como dito anteriormente os esportes proporcionam diversos benefícios ao corpo humano, que listaremos ao longo do conteúdo, entretanto vamos ressaltar a natação, pois é um esporte completo por movimentar e exercitar quase todos os músculos simultaneamente.

Uma academia de natação em sp colabora  e muito no desenvolvimento e na definição da musculatura como um todo, porém percebe-se consideravelmente sua evolução em membros superiores e inferiores, e também peitoral, costas e abdômen.

Ou seja, contratar uma academia especializada em natação é prezar pela melhoria e capacidade de realizar esforços físicos, manter um melhor equilíbrio e  estabilidade da coluna.

Portanto, podemos afirmar que a natação promove de forma quase intuitiva a  correção da postura e contribui com outros fatores, como: resistência, flexibilidade, mobilidade e elasticidade, entre outros.

Melhora sua capacidade cardiorrespiratória

Em terceiro lugar, aulas de natação sp zona norte ou em demais localidades do Brasil não só favorecem adultos a ganhar musculatura, ou perder peso. Na verdade é um esporte inclusivo, que é excelente para todas as faixas etárias.

Você sabia que em apenas 12 semanas de aulas de natação já é possível notar seus  benefícios?

Portanto, em nosso penúltimo benefício listado falaremos sobre a melhora da capacidade cardiorrespiratória adquirida nas aulas de natação.

É considerado, todavia, um exercício aeróbico, portanto melhora o condicionamento físico, a respiração, o fôlego e a resistência dos músculos.

 Portanto, podemos citar dentre eles o coração, que passa a bombear mais oxigênio para todo o corpo e fornece uma considerável melhoria para as outras células do organismo trabalharem.

Logo, se o coração está bem  e saudável, as demais partes do corpo provavelmente seguem bem também!

Por isso, uma academia de natação é recomendada especialmente para quem sofre de doenças respiratórias e cardíacas.

Ela também ajuda a controlar sua respiração, regula sua pressão arterial e deixa seus batimentos mais estáveis, reduzindo as ocorrências de doenças cardíacas em até 40%.

Favorece a perda de peso

Por fim, mas não menos importante é possível queimar em média, entre 500 e 600 calorias por hora, em uma aula de natação. Mas tudo isso depende da intensidade que são realizados  os exercícios.

Por exemplo, o nado borboleta é considerado um dos que mais derretem gordura é possível perder aproximadamente 770 Kcal/hora, seguido do estilo crawl.

Além disso, outro fator que contribui para perda de peso é a água ser 800 vezes mais densa do que o nosso ar, portanto nadar exige muito mais esforço muscular e respiratório do que outros exercícios, por exemplo.

E  o último benefício dessa lista, dentro do favorecimento da perda de peso é que a natação é um esporte livre impactos, ou seja, isso reduz consideravelmente os riscos de dores e de lesões, sobretudo nas articulações.

Legal, não é mesmo?

Principais dicas para iniciantes de natação

Agora que já está por dentro de todos os benefícios de ir a uma academia especializada em natação é hora de dar o seu primeiro passo para conclusão dessa jornada.

Listamos a seguir, com base em toda experiência da Acqua Ville, dicas essenciais para quem vai começar a natação agora.

Veja o que separamos para você!

Antes de ir nadar, é necessário:

  • Acordar o seu corpo antes: É necessário despertar seu corpo antes de realizar essa a atividade, portanto recomendamos realizar  alongamentos e movimentos dinâmicos para ativar os músculos e iniciar bem a sessão. Em nossa academia tudo isso é guiado por um instrutor, pois dessa forma evitamos pequenas lesões e desconfortos durante a aula, como as câimbras, por exemplo.
  • Escolha bem os equipamentos: Isso mesmo, algo simples mas a se pensar, seja sunga, maiô, óculos, palmares, pranchinhas. Na natação, todos os equipamentos devem trabalhar ao seu favor então preze pelo conforto na hora da escolha.
  • Nade com frequência: tenha em mente que o resultado e evolução vem com a prática, portanto como em qualquer outra atividade, será necessário ter paciência já que os resultados só chegam  com disciplina e regularidade nas aulas.
  • Encontre uma academia com a metodologia correta: por fim, é hora de pensar na academia já que a natação, é uma metodologia de desenvolvimento exclusiva e faz toda a diferença no corpo quando bem praticada. Ou seja, certifique-se de que a academia segue a risca todas as recomendações e que possui um bom instrutor.

Comece a nadar hoje mesmo!

Está esperando o que para contatar a Acqua Ville, você está pronto para iniciar as aulas de natação hoje mesmo!

Afinal, pode aprender nesse conteúdo como é benéfica uma aula de natação para adultos ou até mesmo uma escola de natação infantil para seu filho.

Pode observar que além de auxiliar o desenvolvimento muscular, ajuda na memória e concertação, tem grande resultados na perda de peso e melhora a capacidade cardiorrespiratória.

Ou seja, só têm benefícios que auxiliam o crescimento e desenvolvimento infantil, previne doenças em adultos e auxilia no bem-estar e diminui riscos para idosos.

Além do mais, pode ver também as principais dicas para iniciantes nesse novo esporte, portanto ao segui-las à risca com o auxílio do instrutor/professor com toda certeza obterá os resultados esperados.

Então, se você é da região de São Paulo, porque não vem conhecer nossa academia?

Nós da Acqua Ville, aguardamos ansiosamente sua visita!


Sobre o autor

Eddie King é Proprietário na Acqua Ville há mais de 29 anos e escreve conteúdos para auxiliar os visitantes do blog em suas dúvidas e questionamentos sobre Academia, Natação e Saúde Física.

Redes Sociais:

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O treino funcional para emagrecer iniciantes é um tipo de treinamento que envolve movimentos funcionais, como agachamentos, levantamentos de peso, abdominais, flexões e muito mais. O objetivo deste tipo de treinamento é aumentar a resistência, melhorar a flexibilidade, aumentar a força muscular e ajudar a queimar calorias. O treino funcional para emagrecer iniciantes é um ótimo começo para quem está começando a se exercitar e quer perder peso. É importante lembrar que o treino funcional para emagrecer iniciantes deve ser acompanhado de uma dieta saudável para obter melhores resultados.

A aula funcional é uma forma de treinamento em grupo que usa movimentos naturais do corpo para desenvolver força, resistência, equilíbrio, flexibilidade e coordenação. É uma forma eficaz de melhorar a condição física geral, pois envolve exercícios que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo. Essas aulas geralmente incluem exercícios como levantamento de peso, flexão de braço, agachamento, saltos e corridas, entre outros.

Os principais benefícios da aula de hidroginástica são a melhora da resistência, força e flexibilidade muscular, além de melhorar o sistema cardiovascular. Além disso, a prática da hidroginástica também ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão, e também ajuda a prevenir lesões. A hidroginástica também ajuda a melhorar a postura e a consciência corporal, além de oferecer um excelente exercício cardiovascular.

1. Ajuda a desenvolver o sistema respiratório: A natação ajuda a desenvolver o sistema respiratório de um bebê, pois ele aprende a controlar sua respiração e a respirar de forma mais profunda.
2. Promove a socialização: A natação para bebês é uma ótima oportunidade para que eles possam socializar e interagir com outras crianças.
3. Melhora o equilíbrio e a força muscular: A natação ajuda a desenvolver o equilíbrio e a força muscular de um bebê, pois ele precisa usar seus músculos para se mover na água.
4. Ajuda a melhorar a coordenação motora: A natação para bebês ajuda a melhorar a coordenação motora, pois eles precisam usar seus membros para se mover na água.
5. Estimula o desenvolvimento cognitivo: A natação para bebês estimula o desenvolvimento cognitivo, pois eles precisam usar seus sentidos para se orientar na água.

O treinamento funcional para crianças pode oferecer muitos benefícios, incluindo melhorias na força muscular, resistência, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, postura e habilidades motoras. Além disso, o treinamento funcional pode ajudar a aumentar a autoconfiança, aprimorar a concentração e ajudar a desenvolver habilidades sociais. Por fim, o treinamento funcional pode ajudar as crianças a se prepararem para atividades esportivas e desportivas, melhorando sua performance esportiva.

Melhor maneira de encontrar uma academia para idosos é pesquisar na sua área. Existem muitas academias que oferecem programas e aulas específicas para idosos. Algumas academias especializadas para idosos até oferecem programas de exercícios e atividades para ajudar na saúde mental e física. Você também pode encontrar com Acqua Ville

A melhor academia para terceira idade é aquela que oferece atividades específicas para esse público, com acompanhamento de profissionais de educação física qualificados e que ofereça equipamentos adequados para as necessidades do público. Algumas academias especializadas oferecem atividades de musculação, alongamento, hidroginástica, tai chi, dança e outras modalidades adequadas para a terceira idade. Além disso, é importante que a academia ofereça acompanhamento médico, para que os alunos possam realizar suas atividades de forma saudável.

Não é possível responder a essa pergunta com certeza, pois isso depende da opinião de cada pessoa. No entanto, existem algumas academias que são consideradas boas em Santana, como a Acqua Ville.




Confira mais imagem:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe